Automóveis Brasileiros
MARCAS ANTIGAS DE AUTOMÓVEIS BRASILEIROS, CURIOSIDADES
A palavra automóvel surgiu na França em 1875 e vem do grego autos, que significa “por si só” e do “latim mobilis”, que quer dizer móvel.
O primeiro veículo motorizado do mundo foi um modelo com motor a gasolina produzido pelo alemão Karl Benz, em 1885.
O primeiro automóvel a desembarcar no Brasil foi um modelo Peugeot Type 3 importado por Santos Dumont em 25 de novembro de 1891.
O primeiro acidente de trânsito que se tem notícia no Brasil foi em 1897, envolvendo o poeta Olavo Bilac, que colidiu com uma árvore.
O primeiro carro montado no Brasil foi o Ford “T”, em 1919.
O primeiro automóvel inteiramente fabricado no Brasil foi a Perua DKW, que começou a circular em 15 de novembro de 1957.
O Fusca foi o primeiro carro fabricado pela empresa alemã Volkswagen. Seu nome original era KDF (Kraft Durch Freude, que significa "Força através da alegria").
O primeiro lote de Fuscas chegou ao Brasil em 1950. Fabricados na Alemanha, as 30 unidades foram importadas pela família Matarazzo.
Os primeiros Fuscas produzidos no Brasil não eram montados pela Volkswagen, mas por uma empresa chamada Brasmotor, que importava as peças e montava o automóvel.
O apelido Fusca nasceu da dificuldade do brasileiro de pronunciar Volks. Ele pronunciava o V com som de F, ficando Folks, que a sabedoria popular entendeu como Fusca.
A Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A.) foi um fabricante brasileiro que produziu sob licença os veículos da alemã DKW. Entre os modelos produzidos pela Vemag estão o cupê Fissore, o Caiçara, o Belcar e o Vemaguete.
Por falar em DKW, ela foi uma fabricante alemã de automóveis. Fazia parte do grupo Union, que integrava marcas como Horch, Wanderer e Audi. Comprada pela Volkswagen, a única marca que sobreviveu foi a Audi.
O DKW-Vemag Belcar era inicialmente chamado de Grande DKW-Vemag, mas acabou ganhando a denominação de Belcar – uma abreviação da expressão inglesa “beautiful car”.
Subsidiária da marca frances Simca, a Simca do Brasil produziu modelos como o Simca Chambord, Simca Jangada, Présidence, Alvorada e Esplanada.
O primeiro Simca produzido no país foi o Chambord, em 1959. O Chambord serviu de base para todos os modelos Simca brasileiros, inclusive o Esplanada – seu sucessor definitivo.
Comprada pela norte-americana Chrysler, a Simca durou até a segunda metade dos anos 1960. Os últimos Alvoradas e Esplanadas saíram de fábrica como marcas da Chrysler do Brasil.
Sediada em São Bernardo do Campo – onde antes funcionava a fábrica da Simca –, a subsidiária brasileira da Chrysler produziu vários modelos com a marca Dodge. São eles: Dodge Dart, Dodge Charger e Dodge 1800.
A Chrysler produziu automóveis no Brasil até o início dos anos 1980, quando foi comprada pela Volkswagen. A antiga fábrica de São Bernardo do Campo começou a produzir caminhões da Volkswagen, mas, com o tempo, foi demolida. No local onde funcionou as fábricas da Simca, Chrysler e Volkswagen Caminhões funciona hoje (agosto de 2011) um gigantesco depósito das Casas Bahia.
Fundada em 1952, também em São Bernardo do Campo, A Willys Overland do Brasil montou os jipes Universal, o Itamaraty, o Aero-Willys, o Dauphine/Gordini, a Rural e o esportivo Interlagos.
A Willys Overland foi adquirida pela Ford que, por algum tempo, produziu seus automóveis com a marca Ford-Willys.
Um dos veículos mais populares da Willys foi a Rural, que continuou sendo fabricada pela Ford até o começo dos anos 80. Nascida nos Estados Unidos, a Rural foi fabricada em diversos países. No Japão, foi produzida pela marca Mitsubishi.
A Karmann-Ghia surgiu a partír da união da marca italiana Ghia com a alemão Karmann. Detalhe importante; os automóveis da Karman-Ghia foram produzidos pela alemã Volkswagen.
A fábrica da Karmann-Ghia brasileira foi inaugurada em 1960 na cidade de São Bernardo do Campo. Os primeiros automóveis saíram da linha de produção em 1962, sendo fabricados até a primeira metade dos anos 1970.
A fábrica da Karmann-Ghia ainda funciona em São Bernardo do Campo. O último veículo a sair da sua linha de montagem foi um Land Rover Defender, em 2006.
A FNM (ou Fêneme) foi uma empresa fabricante de motores de capital nacional. Como o próprio nome indica, FNM significava Fábrica Nacional de Motores. Seus produtos mais conhecidos foram os caminhões FNM 210, que circularam durante muito tempo nas estradas.
Com sede na cidade fluminense de Duque de Caxias, a Fábrica Nacional de Motores foi comprada pela italiana Alfa-Romeo que, mais tarde, foi adquirida pela também italiana FIAT. Durou até 1985, quando a FIAT resolveu encerrar as operações da FNM.
Os automóveis esportivos Puma surgiram em 1965, no interior de São Paulo. O primeiro modelo foi o GT Malzoni, uma homenagem a Rino Malzoni, um dos seus fundadores. O modelo só foi rebatizado como Puma em 1967.
Uma última curiosidade: os automóveis Puma utilizaram mecânica DKW, Volkswagen e General Motors. A marca durou até 1999, quando foi retirado do mercado o último veículo (um caminhão, na verdade) Puma.
(Fonte: Internet - Ivan)
Curiosidades Históricas
1- O primeiro "carro de praça", táxi de hoje, surgiu no Rio de Janeiro e era guiado pelo Sr. Felisberto Caldeira, ex-cocheiro de Campos Sales e Rodrigues Alves, que tornou-se assim o primeiro "Chauffer de praça" do Brasil.
2 - Este foi o texto da lei que pela primeira vez no Brasil, estabelecia limites de velocidade:
"Nos lugares estreitos, ou onde haja acumulação de pessoas, a velocidade será a do homem a passo. Em caso algum poderá a velocidade ir alem de 30 km por hora."
3 - Um acompanhante assíduo de José do Patrocínio, nos seus passeios pelas ruas e estradas do Rio de Janeiro, era nada mais nada menos que Olavo Bilac. Certo dia tendo resolvido aprender "a difícil arte de dirigir" insistiu para que José do Patrocínio o ensinasse. Numa das lições Olavo Bilac levou o carro de encontro a uma árvore na estrada da Tijuca. Patrocínio ficou desconsolado, mas Bilac, ao contrário, gabava-se de ter sido o precursor no Brasil, dos acidentes automobilísticos.
4 - Em 1893, todas as lojas do elegante e sofisticado comercio da Rua Direita, em São Paulo, interromperam suas atividades. Uma verdadeira multidão se comprimia para ver de perto, a passagem de um carro aberto, com quatro rodas de borracha. Era um automóvel a vapor com fornalha, caldeira e chaminé, levando 2 passageiros. Seu orgulhoso "chauffer": Henrique Santos Dumont, irmão daquele que seria mais tarde "O Pai da Aviação". Seu veiculo: um "DAIMLER" inglês de patente alemã que ficaria mais tarde famoso com a marca Mercedes Benz.
5 - Em 1917 desta vez no Rio de Janeiro, o povo carioca assistia boquiaberto, a passagem do primeiro automóvel pela cidade. Era José do Patrocínio o famoso "Tigre da Abolição" que saia pelas ruas dirigindo seu veiculo a vapor importado da Franca.
6 - O primeiro carro de motor a explosão a circular no Brasil, foi um "DECAUVILLE" 6 cilindros, local: Petrópolis. Seu proprietário: Fernando Guerra Duval, isso aconteceu em 1900.
7 - O Gordini, lançado sob licença no Brasil pela Willys em 1962, era idêntico ao renault Dauphine, mas tinha novo motor, nova caixa de mudanças com 4 marchas e o nome que homenageava seu criador: Amedée Gordini. A Willys mantinha uma equipe de pilotos profissionais e o Gordini era muito usado em provas de competição, acumulando seguidas vitórias.
8 - JK 2000 começou a ser produzido junto com a inauguração de Brasília. A sigla JK era uma homenagem ao presidente da Republica Juscelino Kubistchek, um patrocinador da industria automobilística. Avançado para sua época, apresentava motor de duplo comando de válvulas e cambio de cinco marchas já em 1960.
9 - O Willys Interlagos teve 822 unidades produzidas de 1961 a 1966. Versão produzida sob licença do esportivo Alpine A110 francês, tinha motor de 4 cilindros e 845 cm3. Fez sucesso nas pistas correndo pela equipe oficial da fabrica, pilotado por nomes como Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace.
10- A Rolls Royce surgiu no inicio do século, mas ainda hoje conserva sua aura de elegância e exclusividade. O exemplar mais famoso em terras brasileiras é utilizado pelo Presidente da Republica em todas as principais solenidades, e foi um presente da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, quando de sua visita ao Brasil.
11- Luis Segre, de Turim, conhecido como Ghia, criou uma carroceria esportiva para Volkswagen. O carro desenhado pelo "carrozziere" não podia ser moldado por prensas e, portanto, não poderia ser fabricado em serie. Foi aí que a Karmann, uma antiga fabrica de carruagens, entrou em cena e nasceu o Kamann-Ghia. Feito `a mão, resistente como um VW e irresistível como um carro esportivo.
12- O Simca foi o primeiro modelo de luxo brasileiro e ha muito desapareceu das ruas. De origem francesa, começou a ser feito aqui em 1959, tempo em que a industria nacional se resumia a modelos simples como o VW 1200, a Rural e a Vemaguet. Além do estilo sofisticado, tinha como atrativos uma suspensão dianteira muito suave e o espaço interno bem amplo.
13- Em 1962 foi apresentado o Fissore, que seria, talvez, o mais interessante DKW no Brasil. De estilo elegante e moderno, seu desenho foi criado na Itália pela Carroceria Fissore. O modelo nascia com a mesma mecânica de seus irmãos Belcar e Vemaguet, mas um pouco mais potente, com 50 CV. Ele só entraria no mercado em 1964, mas teve poucos compradores, por ser considerado caro.
14- O Romi-Isetta 1957, foi o primeiro veiculo fabricado no Brasil, com produção iniciada em 05/09/1956 em Santa Bárbara D'Oeste-SP. Tinha motor traseiro transversal, marca ISO, 2 cilindros, refrigerado a ar, 236 CC, 9.5 HP, 2 tempos, cambio manual com 4 velocidades a frente e 1 re. Pesava 350 Kg, usava gasolina como combustível num tanque de 10 Litros. Desempenhava uma velocidade máxima de 65 Km/h e consumia 1L a cada 25 Km.
15- Simples por dentro e por fora, os DKW-Vemag tinham recursos interessantes, como roda-livre e embreagem automática. Suas características de torque, velocidade e estabilidade tornavam-no um dos carros mais competitivos dos autódromos na década de 60. Era também o preferido dos taxistas, pela sua robustez e manutenção barata.
16- Nada se compara a emoção de pilotar um conversível num dia bonito. A luz do sol, o azul do céu por todos os lados e o vento soprando no rosto compõem uma imagem de charme que poderia ser comparada a cavalgar velozmente um puro sangue bravio.
17- O primeiro Fusca nacional foi vendido em 3 de janeiro de 1959. Consta-se que uma professora, uma das primeiras compradoras brasileiras, teria se assustado com a "perda" do motor, ao abrir o capô dianteiro... Ao que um gaiato teria respondido que ela não se preocupasse, "porque o Sedan trazia um motor sobressalente atrás..."
18- O primeiro Aero-Willys fabricado no Brasil, em 1960, lembrava o modelo americano de 1955 e deveria ter sido batizado de "Brasília". O Aero foi um sucesso de vendas devido ao seu bom desempenho nas ruas e estradas brasileiras, suportando as mais variadas condições e, ainda assim, oferecendo muito conforto aos seus ocupantes.
(Fonte: Site Www.florianonet.com.br)