Esportivos Brasileiros - Livro Grátis
Excelente livro sobre os esportivos Brasileiros, escrito por Márcio Antônio Sonnewend disponível para baixar gratuitamente através do link http://delubio.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/07/marcio-antonio-sonnewend-esportivos-brasileiros.pdf
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(Fonte: Internet)
Paris quer restringir circulação de Autos Antigos
A Prefeitura de Paris, na França, planeja proibir a circulação de carros antigos – com 17 anos ou mais – na cidade a partir de 2014 para combater a poluição do ar. A restrição também é discutida em Lisboa, Portugal, e em Munique, Alemanha. Se uma medida semelhante fosse adotada em São Paulo, o trânsito da capital teria cerca de 2,1 milhões de veículos a menos e a cidade poderia sentir uma redução de até 67% na emissão de poluentes, segundo especialistas.
O volume de gases nocivos à saúde gerado pelo motor de um carro com mais de 15 anos de uso é 28 vezes maior que o de um novo, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). “A tecnologia dos veículos aumentou para tornar o motor mais eficiente e diminuir a poluição que ele gera”, afirma o professor de Engenharia Mecânica Sílvio Sumioshi, da Fundação Educacional Inaciana (FEI).
A substituição do carburador pela injeção eletrônica, o uso do catalisador e a instalação de peças para tratar os gases no escapamento são alguns dos avanços citados por Sumioshi. O professor também lembra que a falta de manutenção adequada, principalmente nos carros mais antigos, também está ligada à poluição. “O desgaste de algumas peças e a falta de regulagem do motor podem atrapalhar.”
Caminhões, ônibus e utilitários movidos a diesel são parte dos cerca de 2,1 milhões de veículos com mais de 20 anos de uso que circulam pela capital, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Alguns desses automóveis não se enquadram nas regras do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado em 1986 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O programa estabeleceu um calendário para reduzir a emissão de gases.
Diminuir a emissão de poluentes não é suficiente se a frota continuar crescendo, avalia o professor Paulo Saldiva, coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP). “Não vamos resolver o problema da poluição apenas trocando esses veículos velhos por carros que poluem menos”, afirma Saldiva. “Uma restrição de carros antigos seria bem vinda em São Paulo, mas apenas se fosse acompanhada de medidas estruturantes, como a oferta de transporte público rápido e confortável.” A medida também poderia ser acompanhada por incentivos fiscais para quem quisesse trocar o carro por um mais novo.
DIFICULDADES
A proibição em Paris afetaria pouco mais de 367 mil motoristas, que teriam de se desfazer dos automóveis fabricados antes de 1997 e encontrar outro meio de deslocamento. A cidade tem uma rede de metrô três vezes maior que a de São Paulo e um sistema de aluguel de bicicletas, com 23 mil unidades. Ainda assim, a ideia encontra resistência. Colecionadores de carros reclamam. Eles argumentam que, como não usam os veículos todos os dias, não contribuem tanto para provocar a poluição.
(Fonte: Internet - Ivan)
Velocidade, uma busca incessante
Depois da disputa acirrada entre Bugatti Veyron e Hennessey Venom GT pelo recorde de velocidade, o Koegnisegg One:1 brilha no Salão de Genebra com a promessa de deixar os dois supercarros para trás. Segundo a marca sueca, o superesportivo será capaz de alcançar os 440 km/h, superando a marca de 435,3 km/h do Venom GT.
A briga por velocidade existe desde os primórdios da indústria automobilística, em carros de rua e competição, mesmo antes de o automóvel se tornar um produto de consumo. Os construtores sempre foram obcecados por velocidade e pelo desenvolvimento de novas tecnologias.
Conheça recordes e outras curiosidades da velocidade sobre rodas antes mesmo do início da produção em massa dos veículos:
1873 – Primeira carruagem sem cavalos que lembra um automóvel, feita pelo austríaco Siegfried Samuel Marcus, atinge 11 km/h.
1883 – Depois de receber a patente de um gerador a vapor, o conde francês Albert De Dion desenvolve uma carruagem sem cavalo com motor a vapor que atinge 60 km/h.
1898 – Outro conde francês, Gaston de Chasseloup-Laub, estabelece a marca de 63 km/h dirigindo um carro elétrico fabricado pela francesa Jeantaud. No mesmo ano, Louis Renault, aos 21 anos de idade, faz seu primeiro carro em sua própria casa. Transforma um triciclo em um quadriciclo, que alcança 50 km/h.
1899 – O belga Camille Jenatzy constrói o elétrico “Jamais Contente”, com aparência de charuto, e marca 105 km/h. Foi o primeiro carro a ultrapassar a barreira dos cem quilômetros por hora.
1899 – Os norte-americanos Walter Baker e Fred White fazem seu primeiro carro, um elétrico de dois lugares, com motor de 0,75 cv e velocidade máxima de 27 km/h. Tentam bater o recorde de Jenatzy, mas não conseguem.
Imagem: Reprodução (Ilustração: Ricardo Bock/FEI)
1900 – A velocidade máxima permitida para os veículos nas vias é de 13 km/h.
1901 – Primeiro Mercedes de competição, com motor quatro cilindros em linha de 35 hp, bate os 85 km/h.
1902 – Um veículo Mors de competição atinge 124 km/h com um motor de combustão interna.
Imagem: Reprodução (Ilustração: Ricardo Bock, FEI)
1903 - A Daimler lança um novo Mercedes, com motor quatro cilindros em linha 9.326 cm³ e 60 hp, capaz de alcançar 130 km/h de velocidade máxima.
1904 - Henry Ford anda a 147 km/h com seu próprio automóvel
1913 – Antes do início da Primeira Guerra Mundial, surge o Maybach, um supercarro para a época. Um inglês chamado Douglas Fitspatrick compra o veículo e o leva para “preparação”: coloca um motor seis cilindros de 200 cv e 138 kgfm de torque. O veículo é capaz de alcançar 145 km/h
(Fonte: Internet - Ivan)
Motor Home - Sem lenço e sem documento
Sem lenço e sem documento
Como eram os trailers e motorhomes de antigamente
Quem um dia não sonhou sair por ai sem destino certo, sem dia e hora para voltar, a bordo de um motorhome ou rebocando um bem equipado trailer?
Atualmente, os ‘Veículos de Recreação’ (do inglês ‘Recreational vehicle’) — como são chamados tecnicamente —, são equipados com o que há de mais moderno em termos de conforto e tecnologia para quem tem espírito de aventura e quer curtir as estradas. Pode-se passar meses viajando, sem sentir falta de casa.
A cultura campista nasceu nos Estados Unidos e foi influenciada pelas antigas caravanas de pioneiros que cruzavam o pais, tendo suas próprias carroças como moradias provisórias.
De acordo com a Recreational Vehicle Industry Association, hoje cerca de 8 milhões de famílias americanas possuem um trailer ou motorhome. E eles viajam em média 26 dias por ano. No Brasil este hobby também tem tido um grande crescimento nos últimos anos.
Mas nem sempre foi assim. Os ‘Veículos de Recreação’ nasceram há mais de 100 anos, praticamente junto com o advento do automóvel. No início, eram apenas veículos bastante improvisados, fabricados no fundo do quintal, muitas vezes com projetos estranhos, que imitavam literalmente uma casa. Oficialmente, o primeiro motorhome fabricado com fins comerciais foi apresentado no famoso Madison Square Garden em 1910. Pela primeira vez um veículo deste tipo vinha equipado com banheiro. Antes disso, o viajante tinha que se virar com a floresta que encontra à beira da estrada...
(Fonte: Internet - Ivan)
História do Automóvel
O primeiro automóvel
O primeiro veículo motorizado a ser produzido com propósito comercial foi um carro com apenas três rodas. Este foi produzido, em 1885, pelo engenheiro alemão Karl Benz e possuía um motor a gasolina. Chamado de motorwagen (carro motorizado), as primeiras unidades foram produzidas pela empresa do inventor, a Benz & Co., na cidade alemã de Mannheim. Com sistema de arranque a manivela, este primeiro automóvel tinha potência de 0,8 cv, podendo atingir 18 km/h.
Outro engenheiro alemão foi de extrema importância nestes primórdios da história do automóvel. Em Stuttgart, Gottlieb Daimler inventou, em 1886, o primeiro veículo de quatro rodas com motor de combustão interna. Sua invenção atingia a velocidade máxima de 16 km/h
Evolução
Algum tempo depois, uma empresa francesa, chamada Panhard et Levassor, iniciou sua própria produção e venda de veículos. Em 1892, Henry Ford produziu seu primeiro Ford na América do Norte.
Os ingleses demoraram um pouco mais em relação aos outros países europeus devido à lei da bandeira vermelha (1862). Esta impunha aos veículos transitar somente com uma pessoa em sua frente, segurando uma bandeira vermelha como sinal de aviso. O Lanchester foi o primeiro carro inglês, e, logo após dele, vieram outros como: Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, etc.
No ano de 1904, surgiu o primeiro Rolls Royce com um radiador que não passaria por nenhuma transformação. A Europa seguiu com sua frota de carros: na França (De Dion Bouton, Berliet, Rapid), na Itália (Fiat, Alfa-Romeo), na Alemanha (Mercedes-Benz), já a Suíça e a Espanha partiram para uma linha mais potente e luxuosa: o Hispano-Suiza.
Após a Primeira Guerra Mundial, os fabricantes partiram para uma linha de produção mais barata, os automóveis aqui seriam mais compactos e fabricados em séries. Tanto Henry Ford, nos Estados Unidos da América, quanto Willian Morris, na Inglaterra, produziram modelos como: o Ford, o Morris e o Austin. Estes tiveram uma saída impressionante das fábricas. Impressionados com o resultado, logo outras fábricas começaram a produzir veículos da mesma forma, ou seja, em série. Este sistema de produção ficou conhecido como fordismo.
Carro antigo: Lagonda modelo 1938
No caso do Brasil e também em outros países da América Latina, esta evolução automotora chegou somente após a Segunda Guerra Mundial. Já na década de 30, fábricas estrangeiras, como a Ford e a General Motors, colocaram suas linhas de montagem no país. Porém, foi somente em 1956, durante o governo de Juscelino Kubitschek que as multinacionais automotivas começaram a montar os automóveis. Primeiramente fabricaram caminhões, camionetas, jipes, furgões e, finalmente, carros de passeio. Esta indústria foi iniciada pela Fábrica Nacional de Motores, que era responsável pela produção de caminhões pesados. Posteriormente vieram: automóvel JK com estilo Alfa-Romeo, Harvester, Mercedes-Benz do Brasil com seus caminhões e ônibus, a Scania-Vabis e a Toyota.
Logo depois, carros de passeio e camionetas começaram a ser fabricados: Volkswagem, DKW-Vemag, Willys-Overland, Simca, Galaxie, Corcel (da Ford), Opala (da Chevrolet), Esplanada, Regente e Dart (da Chrysler). Todos estes veículos, embora montados no Brasil, eram projetados nas matrizes europeias e norte-americanas, utilizando a maioria de peças e equipamentos importados.
Diferente de antigamente, hoje o automóvel possui características como conforto e rapidez, além de ser bem mais silencioso e seguro. Nos últimos anos, os carros vêm passando por inúmeras mudanças, e estas, os tornam cada vez mais cobiçados por grande parte dos consumidores. Todo o processo de fabricação gera milhões de empregos em todo mundo e movimenta bilhões de dólares, gerando lucros para as multinacionais que os fabricam.
Curiosidades
- Foi somente na Exposição Universal de 1889, realizada em Paris, que o automóvel foi divulgado em nível mundial. Antes disso, poucas pessoas conheciam a invenção e o interesse era pequeno e restrito.
- Nos primeiros anos do século XX, a maioria dos automóveis produzidos era movida a energia elétrica ou a vapor. Foi somente na década de 1920 que os automóveis com motor a gasolina passaram a ter a preferência dos consumidores.
- A primeira corrida de automóveis da história ocorreu em 22 de julho 1894. O trajeto foi entre as cidades francesas de Paris e Rouen. O percurso da corrida era de 125 km. Com participação de 32 automóveis (somente 8 terminaram), a prova foi vencida pelo conde francês Albert de Dion. Porém, por desrespeitar vários regulamentos ele, foi desclassificado. Então, os jurados deram o prêmio aos fabricantes Panhard Et Lavassor e Peugeot.
- O primeiro pneu para automóveis foi lançado em 1895 pela empresa francesa Michelin.
- O primeiro automóvel chegou ao Brasil no ano de 1893. A grande novidade foi comprada pelo inventor do avião, o brasileiro Santos Dumont.
- Comemora-se em 13 de maio o Dia do Automóvel.
(Fonte: Internet - Ivan)